Notícias

Reunião Participativa discute sistemas de monitoramento no transporte de passageiros

27/04/2015

Fonte: ANTT

Autor: ANTT

Foi realizada, ontem (23/4), a Reunião Participativa nº 002/2015, que contou com a participação de mais de 40 interessados no tema "Desenvolvimento e Homologação de Sistemas de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros (Monitriip)". O evento aconteceu no edifício-sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília (DF), e recebeu contribuições para a regulamentação dos procedimentos e requisitos de certificação de soluções de monitoramento.

O Monitriip consiste na instalação de equipamentos e sistemas homologados pela ANTT em todos os ônibus sob sua autorização e permissão, que farão a transmissão de dados da viagem por meio de conexão móvel de dados (3G). A Agência vai monitorar todas as viagens e acompanhará também o número de pessoas transportadas, as tarifas praticadas e o cumprimento da programação horária e do itinerário.

A empresa de transporte será responsável pela aquisição, implantação e manutenção do equipamento necessário para o sistema, bem como pela coleta, armazenamento, disponibilização e envio dos dados para a Agência.

Essa iniciativa representa um grande avanço na gestão do transporte de passageiros, pois permitirá acompanhar, de maneira mais eficiente, a execução dos serviços e aperfeiçoar a ação fiscalizatória da ANTT, otimizando recursos humanos e financeiros.