Notícias

Confiança do empresariado aumenta pelo segundo mês consecutivo

05/10/2012

Fonte: CNC

A confiança dos comerciantes brasileiros aumentou em setembro. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado hoje pela CNC, cresceu 2,2% em relação a agosto, atingindo 125,3 pontos, um patamar favorável.

 

É a segunda alta mensal seguida no índice, mas a comparação dos resultados anuais e trimestrais apresenta queda: o Icec caiu 3,2%, comparativamente ao mesmo mês de 2011, e 5,8% no trimestre finalizado em setembro.

 

Segundo a economista da CNC, Izis Ferreira, o resultado do índice total foi influenciado pela melhora tanto nas condições atuais do empresário do comércio, que avançou 3,8%, quanto no Índice de Expectativas do Empresário do Comércio, o qual apresentou crescimento de 1,6%.

 

“Em relação às condições atuais, apesar do segundo aumento consecutivo em setembro, os empresários avaliam que a situação atual está pior do que no mesmo mês do ano passado (-11,3%). A divergência entre o incremento em setembro e a queda na comparação anual pode estar associada à recuperação da confiança do empresário do comércio”, afirmou Izis.

 

Clique aqui para acessar a análise da Divisão Econômica da CNC e os gráficos do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec).