Notícias

90% da população aprova BRT Transoeste, no Rio de Janeiro

08/08/2012

Fonte: Agência CNT de Notícias

Autor: Aerton Guimarães

Desde que entrou em funcionamento, no início de junho, o sistema de ônibus rápido BRT Transoeste (Bus Rapid Transit), que liga os bairros de Santa Cruz à Barra da Tijuca, é utilizado por 55 mil passageiros por dia. Pesquisa feita pelo instituto Mapear, a pedido do Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), aponta que 90% dos usuários aprova o sistema.



Segundo o levantamento, 77% das pessoas estão satisfeitas,13%, muito satisfeitas, 8% têm opinião neutra e apenas 2% se disseram insatisfeitos com o novo tipo de transporte. Entre os itens mais elogiados estão a rapidez – com 86% de aprovação – e o conforto – com 55%.



Das críticas apontadas pelos passageiros, a superlotação foi destacada por 38% dos insatisfeitos, seguida pela demora, por 25% desse público. A pesquisa também mostrou que 84% das pessoas utilizam a Transoeste para se deslocar ao trabalho e 16%, para lazer.



Para 99% dos usuários, os motoristas dos 65 ônibus articulados em atividade (batizados de ligeirões) são mais educados do que os dos ônibus comuns. O mesmo número de passageiros também apontou que os ônibus são mais limpos e confortáveis.



Considerando apenas o trecho da Transoeste, 50% das pessoas garantem levar, atualmente, menos da metade do tempo que levavam para chegar ao trabalho com os ônibus convencionais e outros 41% dizem que levam exatamente metade do tempo.



O Instituto Mapear entrevistou 400 passageiros em diferentes horários e estações nos dias 5 e 6 de julho.

Transoeste


Atualmente, das 36 estações já construídas, 30 estão em funcionamento. Outras quatro devem abrir ainda esta semana, de acordo com a Rio Ônibus. Nos próximos meses, o número de veículos em circulação deve ser ampliado para 91, com mais 24 estações chegando até Campo Grande. Com isso, a expectativa é transportar uma média de 120 mil passageiros por dia. Por enquanto, ainda há ônibus comuns realizando o mesmo percurso, mas em breve ou serão retirados ou apenas se transformarão em alimentadores da linha principal.



O Transoeste é o primeiro sistema BRT implantado no Rio de Janeiro. O novo meio de transporte traz mais segurança para os pedestres, com a operação de estações fechadas e faixa exclusiva, sem concorrência com o trânsito convencional.



O Rio de Janeiro deverá implantar quatro sistemas de BRT. No ano que vem, o Transcarioca; em 2014, o Transolímpica,  e até 2016, o Transbrasil.