Notícias

Fiscalização em obras nas rodovias federais será mais rigorosa, garante Dilma

20/03/2012

Fonte: Agência CNT de Notícias

Autor: Rosalvo Streit

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (20) que o governo será mais rigoroso na fiscalização de obras em rodovias federais. Na coluna Conversa com a Presidenta, publicada em dezenas de jornais em todo o país, ela garantiu que a União irá zelar pela qualidade dos projetos executados.



“As construtoras são obrigadas por lei a entregar as obras com a qualidade especificada no contrato. Quando o trabalho é mal executado, as empresas são obrigadas a corrigir as falhas, como ocorreu, por exemplo, com a BR-174-RR, com a BR-101-Nordeste, e agora com a BR-364-AC, que está sendo refeita”, disse Dilma.



Segundo a presidente, para evitar a ocorrência desses problemas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está intensificando a fiscalização. “O órgão está sendo mais rigoroso quanto à notificação das empresas, que podem ser multadas e serem declaradas inidôneas, o que impede que venham a firmar novos contratos com a administração federal”, destacou.



Dilma também respondeu a um questionamento sobre a espessura do asfalto entregue pelas empreiteiras. “Está em fase de conclusão no Dnit uma revisão do modelo de contratação das empresas que fazem a supervisão de obras, para que o órgão possa ser mais exigente em relação ao produto final. Quanto às camadas de asfalto, o pagamento do serviço só é feito após a retirada de amostras para comprovar a real espessura”, explicou.